Iniciar as visitas de rotina ao dentista traz muitas vantagens. Numa consulta de rotina, nenhum procedimento dói e os pais devem estar conscientes disto. A criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista. Por essa razão que as crianças tendem a ter melhor comportamento quando já maiores no consultório odontológico.
É inegável que o acompanhamento periódico preventivo com o odontopediatra ajuda nos diagnósticos e em intervenções precoces de problemas bucais e oclusais da criança. O quanto antes os pais puderem receber a orientação de um profissional sobre os cuidados de higiene bucal com seu bebê em uma consulta de prevenção, diminui o risco dessa criança desenvolver cáries.
Além de todas as informações que podem servir como prevenção para a saúde bucal do pequeno, a iniciativa de levá-la ao odontopediatra o mais cedo possível também resulta em outra vantagem. Ela fica mais familiarizada ao ambiente, aos profissionais e aos procedimentos de um consultório odontológico, o que certamente contará como algo muito positivo para quaisquer que sejam as necessidades dos seus futuros atendimentos.
A criança que cresce indo regularmente às consultas preventivas, se tornará um adulto de bons hábitos higiênicos e com uma ótima saúde bucal. Consequentemente serão homens e mulheres que não vão precisar passar por processos restauradores e tratamentos endodônticos por causa de cáries.
Outra vantagem do acompanhamento odontopediátrico é que, ainda na infância, o profissional consegue resolver problemas de oclusão da maneira mais prática, sem que a complicação reflita na adolescência ou na fase adulta. Tudo isso graças aos tratamentos de ortopedia e ortodontia preventiva. Isso evita que a criança precise permanecer com aparelhos ortodônticos por muitos anos ou venha ter que extrair dentes no futuro.
A prevenção sempre é a alternativa mais simples, menos indolor e a mais acessível financeiramente.