A Ortodontia é a melhor e mais confiável forma de corrigir problemas de má oclusão que podem surgir ainda na infância, em geral após a troca do dente de leite para os dentes permanentes. Nesse momento, a preocupação quanto ao correto alinhamento dos dentes começa a acontecer. Mas será que toda criança vai precisar usar o aparelho ortodôntico? Nem todas as crianças que precisarão fazer o uso de aparelho ortodôntico, popularmente chamado de aparelho dentário. Só irá precisar desse tipo de tratamento as crianças que apresentarem uma má oclusão, ou seja, um encaixe desarmônico dos dentes.
Os pais só vão perceber que a criança precisa do uso do aparelho ortodôntico quando a má oclusão apresentar uma mudança estética significativa, como no caso da má oclusão de mordida aberta, que se dá pelo uso de hábitos como chupar dedo e o uso da chupeta prolongado. Em outros casos de má oclusão, geralmente será o profissional que conseguirá diagnosticar. Por isso, a supervisão da irrupção dental e o desenvolvimento da dentição por um odontopediatra é de fundamental importância.
Sabemos que o quanto antes se tratar a má oclusão, melhor será. Os dentes de leite são guias para os dentes permanentes que virão futuramente, então, se a criança tem uma má oclusão nos dentes de leite, provavelmente terá na permanente. Qualquer tratamento feito em crianças com pouca idade a resposta é mais rápida e eficaz. Os aparelhos não são mais somente para corrigir, já temos a ortodontia preventiva e interceptativa, com pequenos procedimentos para melhorar a oclusão e aparelhos ortopédicos móveis ou fixos.